terça-feira, 26 de abril de 2016

Distribuições Linux para Servidores




E ai galera, tudo bem com vocês? Faz um pouco de tempo que não escrevo nada aqui por motivos de “estudos + trabalhos + estudos + trabalhos” e assim por diante. Porém sobrando tempo eu sempre estou gravando e postando alguns vídeos …
Você pode estar se perguntando, mais um vídeo sobre instalação de Linux e blá blá blá Flávio … sim e não. Quero deixar claro aqui que é para aquele usuário que está começando a se interessar pela instalação de distribuições Linux para utilizar como servidores. Aquele usuário que quer pegar aquele PC parado, que está no canto da casa ou até mesmo preste a virar uma churrasqueira e transformar o mesmo em um “servidor” para sua rede.
Gravei três vídeos utilizando o Debian, Ubuntu e o Fedora, ambas em formato server. Um detalhe para a distribuição Debian, que no site não tem explicitamente escrito “servidor” porém com alguns ajustes na hora de instalação você perceberá o quão o Debian é poderoso =D.


Por enquanto eu abordei essas distribuições para inicio,  pois são umas das distribuições com o que eu utilizo no meu dia a dia. Não iria trazer algo que eu ainda não sei utilizar para ensinar uma outro pessoa que também está aprendendo, certo? 



Enfim o que você usuário que está aprendendo irá ganhar com isso? .... Você verá que algumas instalações você terá maior controle no que será instalado por "padrão" na distribuição e outras você apenas terá o prazer de teclar "enter > enter >  finish".




Debian GNU/Linux




Ubuntu Server




Fedora Server





Alguns pode estar se perguntando o porque de eu não ter escolhido o CentOS ao invés do Fedora Server. Bom a instalação de ambos são iguais porém por ser mais "conhecido" no desktop eu optei por fazer um vídeo de instalação do Fedora Server. Nada contra ao CentOS e sim gravarei um outro vídeo utilizando o CentOS como base no vídeo.



Se você assistiu os 3 vídeos, você notou que eu estava falando que iria fazer um vídeo sobre como fixar um IP na placa de rede. Pois bem eu fiz, e está logo abaixo.... 






Vale ressaltar que independente da distribuição que estou usando acima, o que importa mesmo é os parâmetros que eu coloquei e expliquei de um jeito mais compreensível. 


... obrigado e até a próxima =D