Início Sobre Contato Portfólio

sábado, 19 de março de 2016

Ubuntu 16.04 (beta) - Poucas Mudanças Visuais




Depois de um bom tempo utilizando o Ubuntu 16.04 Alpha e Beta no Virtualbox, criei coragem e instalei ele no meu HD físico do notebook.
Montei o live pendrive e dei boot sem nenhum problema, selecionei o idioma, mapa de teclado e quando chegou na tela para eu escolher se eu gostaria de baixar algumas atualizações e codecs, eu logo selecionei para que o sistema já se instalasse com algumas pré atualizações e foi ai que o sistema parece que deu uma "travada".

Ficou nessa tela durante uns 10 minutos e o ponteiro do mouse "pensando"...  Depois do tempo que comentei, ele passou para a seguinte tela de particionamento onde eu fiz o modo manual, já que eu possuo outra partição (home) separada.

Passando da tela de particionamento, o sistema começou a fazer a instalação e atualização. Demorou um pouco e logo apareceu a mensagem dizendo que o sistema foi instalado com êxito. Pediu para que fosse retirado o live pendrive e logo em seguida dei o boot pelo novo Ubuntu.

Lembrete: isso tudo em modo UEFI e sem problemas. Apenas criei o live pendrive no meu antigo Ubuntu 14.04 LTS.

Quando fiz o primeiro login, nenhum erro aparentemente. Logo de praxe, já abri o Terminal e rodei


sudo apt-get update ; sudo apt-get upgrade -V



E ele me de um relatório de 300MB de atualizações disponíveis. Detalhe é que eu tinha feito o download da ISO um dia antes de fazer a formatação e instalação. Pensei que como é uma versão beta e é construída diariamente, pensei que viesse atualizado *up to date*.

Enfim, depois de todas as atualizações e programas que instalei através de PPA o Ubuntu está nesse exatamente momento trabalhando legal no meu notebook. O notebook utiliza placa de vídeo Nvidia 740M dedicada e está com o driver versão 361.

Só para fins de transparência, eu tentei instalar o novo Unity 8. Consegui instalar, mas assim que reiniciei e tentei logar na versão nova do Unity, o mesmo não saia da tela de lightDM, como se tivesse em loop infinito. Não perdi muito tempo e já removi e estou usando a versão que acompanha o sistema.


Veja como está o Ubuntu 16.04 (beta)








Início Sobre Contato Portfólio
Copyright © 2013 - 2017 Blog Flávio Dicas