terça-feira, 6 de outubro de 2015

Mintstick - Formate ou Crie uma ISO no Seu Pendrive



No meu dia a dia utilizando a distribuição Ubuntu, sempre acontece de eu ter que formatar algum periférico, seja ele um pendrive, cartão SD ou um HD externo. No Ubuntu, temos 'n' maneiras de se fazer esse procedimento, através do Terminal, do programa GParted, Discos (gnome-disk-utility) ou através do Mintstick.

Mintstick ? Sim, ele é um aplicação feita em Python e quem se utiliza dessa facilidade é a distribuição Linux Mint. Basta procurar no "MENU" da distro como "Formatador de Dispositivo de Memória USB". Como utilizo também a versão Mint no meu dia a dia, eu acho essa ferramenta muito prática, simples e rápida ... "sem frescuras".

Se eu não me engano na versão 12.04LTS do Ubuntu, se abrirmos o Nautilus e clicar com o botão direito sobre uma dispositivo removível irá aparecer algo como "Formatar" (no vídeo eu falo que não tem, porém tem =D). Na versão 14.04LTS essa opção já não existe mais porém nas versões seguintes 15.04 e 15.10 esse submenu está "de volta" ...

Enfim, se você utilizar a versão 14.04 e quer por essa facilidade no seu Ubuntu basta conferir a videoaula. Lembrando que essa ferramenta instala em qualquer versão do Ubuntu, apenas citei a 14.04 pois é a que não contém uma ferramenta simples e útil nesse aspecto, sem contar as que citei acima.






Mintstick download: http://goo.gl/hTngQR