sábado, 19 de setembro de 2015

Instalando o Teamspeak e Criando um Atalho no Ubuntu



O programa Teamspeak possibilita conversar  por voz com outros usuários utilizando a tecnologia Voz sobre IP (VoIP), é preciso um software para rodar o TeamSpeak e de um servidor para os usuários se conectarem a canais para conversarem uns com os outros. O TeamSpeak é principalmente voltado para jogadores de jogos online onde é necessário comunicação entre os jogadores, utilizar a voz ajuda aos jogadores se concentrarem apenas no jogo sem precisar de pausas para digitar algo.

A instalação no Linux, utilizando o Ubuntu é muito tranquila, porém depois da instalação do programa o mesmo não cria um atalho para facilitar o uso do programa posteriormente, procurando ele no "menu/dash" e executar. Você tem que ir até a pasta onde o programa foi descompactado e chamar o script para poder executar.

Através do vídeo abaixo você verá a instalação via Terminal, pois o arquivo que baixamos através do site é um arquivo em formato "RUN" que descompacta alguns arquivos e um arquivo principal com extensão shell script "SH". Vamos aprender a criar um link para que possamos chamar a aplicação via Terminal e também vamos criar um atalho para que possamos executar o mesmo clicando em um ícone, que na minha opinião hoje em dia é o mínimo para uma aplicação que rode no Linux.









Considerações Finais


Não é a primeira vez que instalo um programa que parece que está faltando algumas facilidades pós instalação no Linux. Como por exemplo, o Teamspeak que após a instalação o mesmo não cria um atalho no menu Dash da interface Unity ou até mesmo um link simbólico para que possamos executar através do Terminal.

Por favor desenvolvedores, ao portar um programa para o Linux ou criar um programa para Linux, pense nesses pequenos detalhes pós instalação do software.

...

E você conhece algum programa que passa pela mesma situação. Comente para que possamos criar uma videoaula para ajudar os outros usuários.

Restaram dúvidas, erros ao instalar, deixe seu comentário para tentarmos te ajudar.