Início Sobre Contato Portfólio

sábado, 13 de junho de 2015

02 - Script para Remover Kernel Antigo




Hoje na segunda aula, vamos utilizar um script para fazer a remoção de kernel antigos. Quando uma atualização de kernel e você instala essa atualização o kernel anterior ainda permanece no seu sistema.

Mas porque ele permanece no sistema se já tenho uma versão nova instalada? Quando você atualiza o Kernel e reinicia o sistema para iniciar já com a nova atualização, pode ocorrer algum erro, a atualização na sua máquina pode ter ficado pesada, algum periférico pode parar de funcionar, entre outros motivos... Para contornar isso basta você reiniciar novamente e logar-se com o antigo kernel. Essa é uma utilidade muito importante do kernel antigo ainda estar no seu sistema.

Porém com o tempo você pode estar com várias versões diferentes no seu sistema e isso custa espaço em disco. No meu teste que fiz na videoaula eu consegui remover quase 1gb de kernel, contado com vários outros arquivos que ele contém.

Seguindo com a nossa videoaula, vamos aprender a criar um script para fazer a exclusão desses kernels antigos. Lembrando que somente execute esse script caso você tenha certeza que o seu sistema está completamente funcionando na versão atual do kernel.








dpkg -l 'linux-*' | sed '/^ii/!d;/'"$(uname -r | sed "s/\(.*\)-\([^0-9]\+\)/\1/")"'/d;s/^[^ ]* [^ ]* \([^ ]*\).*/\1/;/[0-9]/!d' | xargs sudo apt-get -y purge

Início Sobre Contato Portfólio
Copyright © 2013 - 2017 Blog Flávio Dicas