sábado, 25 de abril de 2015

Erro ao Abrir a Interface do Samba Ubuntu 15.04



O nome Samba utilizado como servidor de arquivos não tem nenhuma relação com o Samba musica brasileira, é mera coincidência. Quem descobriu como usar o SMB (Server Message Block) para comunicação entre Linux e Windows foi o Australiano Andrew Tridgell, dizem que para ele dar nome a esta descoberta, procurou no dicionário por palavras com as letras SMB, ele encontrou e adotou a palavra SaMBa sem saber o significado dela no Brasil.

Já o SMB, Server Message Block. Este é um sistema de troca de mensagens desenvolvido pela IBM para uso no seu protocolo NetBIOS e depois aperfeiçoado pela Microsoft para uso no sistema de compartilhamento de arquivos do Windows. O SMB permite que os clientes entrem em contato com o servidor, ver quais compartilhamentos estão disponíveis, solicitar listas de diretório ou arquivos e assim por diante.

Para facilitar a configuração de compartilhamento de arquivos, diretórios no Linux temos a opção de utilizar a interface gráfica do Samba. Para fazer a instalação basta rodar o comando :


 sudo apt-get install system-config-samba



Porém essa aplicação no Ubuntu 15.04  lançado no dia 24/04/2015 está com um erro quando você chama a aplicação. Enquanto o desenvolver não liberar a correção, para você que precise utilizar na versão 15.04 do Ubuntu basta conferir na videoaula abaixo de como "consertar" até que seja oficialmente corrigida.