domingo, 8 de fevereiro de 2015

Excluindo Fila de Impressão Via Terminal




Fala galera, a dica de hoje se trata de uma dica muito simples mas bem eficaz quando se fala em “fila de impressão”. Quem nunca criou um pequeno arquivo de .bat e deixou na Área de Trabalho de um computador rodando Windows, naquela rede onde tem mais de 5 computadores e todos utilizando uma mesma impressora.

Citei o exemplo acima pois a dica de hoje que utilizaremos no Terminal do Linux (Ubuntu) também poderá ser criado um pequeno arquivo Shell Script para deixar na Área de Trabalho. Vou dar outro exemplo da minha rede doméstica.



“Temos apenas uma impressora (kkkkkk) e quase 5 computadores na mesma rede. Todos eles utilizam Linux (Fedora, Ubuntu, Mint …e tem um Windows perdido também) e para facilitar quando tem algum problema na hora de imprimir em termos de “fila de impressão” deixei um pequeno script que com dois cliques ele faz o trabalho de exclusão.”


Há diversas maneiras de se fazer uma exclusão com interface gráfica, bastando ir no menu (dash) da sua distribuição e procurar por “impressoras/printers”. Com a janela aberta, selecione com o botão direito a impressora correspondente e vá até “ver fila de impressão” e exclua os “jobs” que estão na fila. Em alguns casos o danado não sai e é ai que você poderá utilizar o comando via Terminal.

Os argumentos utilizados foram do comando “lp” que faz listagem de impressoras. Para saber mais sobre o mesmo, basta digitar no Terminal “man lp”.

Confira assistindo a videoaula …







Baixe o script pronto clicando aqui