Início Sobre Contato Portfólio

domingo, 7 de dezembro de 2014

Alterando a Ordem de Boot do GRUB




GNU GRUB (ou apenas GRUB) é um multi-carregador de um sistema operacional (multi boot boot-loader) criado pelo projeto GNU. É utilizado, normalmente, quando se deseja que um computador tenha dual booting, ou seja, que o usuário possa escolher ao iniciar a máquina, um sistema operacional (SO) dentre dois ou mais sistemas instalados. 

Em termos técnicos ele é um programa que pode carregar qualquer arquivo (ficheiro) executável com um cabeçalho multi boot nos seus primeiros 8 kB. Este cabeçalho consiste uma sequência de bits com: 32 bits de um "número mágico", 32 bits de flags mais 32 bits de um outro número mágico seguidos pela imagem do arquivo executável.

Se você tem vários sistemas operacionais instalados na sua máquina sempre terá um sistema que queria que inicie por primeiro. Nesse caso você deverá alterar a ordem de boot do GRUB.



Veja na videoaula abaixo como é simples e rápido.






Comandos utilizados



 sudo nano /etc/default/grub 


O primeiro comando é o caminho onde fica o arquivo que modificamos. Após a modificação você precisará fazer uma atualização no GRUB para que ele carregue as novas informações modificadas.


sudo update-grub 




Após isso basta reiniciar para poder verificar se tudo ocorreu certo.
Início Sobre Contato Portfólio
Copyright © 2013 - 2017 Blog Flávio Dicas