terça-feira, 4 de novembro de 2014

Instale o leitor de pdf Foxit Reader no seu Linux




Programas que façam a leitura de arquivos em formato "pdf" são muito importante em um sistema operacional. Já nas distribuições GNU/Linux alguns leitores já vem pré instalado, como no caso do Ubuntu que por padrão já vem com o seu de nome "Evince" mais conhecido como "Visualizador de Documentos".

Até pouco tempo atrás a Adobe fornecia um "Adobe Reader" para o GNU/Linux porém ela optou a cancelar esse suporte assim como fez com o "Adobe Flash Player". Particularmente acho o Evince do Ubuntu bem simples e prático nessa questão, não precisando de um software pesado para abrir arquivos pdf.
Eis que esse tutorial irá te ensinar a instalar um concorrente do Adobe Reader que é o Foxit Reader, que eu prefiro também na plataforma Windows por se tratar de um software simples e leve para fazer esse trabalho.

Para fazer a instalação do programa, basta ir no site da empresa desenvolvedora, na aba download e abaixo escolher a plataforma Linux.






Depois que você clicar em "Download" aparecerá uma janela para a escolha do tipo de pacote que você quer baixar. No meu caso escolhi o pacote .deb por se tratar de uma distro baseada em Debian, o pacote rodará sem grandes dificuldades.





Depois de ter feito o download, se sua escolha foi o pacote .deb basta dar um duplo clique no pacote que a instalação começará automaticamente.

Caso você seja uma aficionado em Terminal como eu, digite o comando abaixo para poder instalar.


sudo dpkg -i FoxitReader_1.1.0_i386.deb ; sudo apt-get -f install -y


Depois da instalação você encontrará o Foxit Reader no menu da sua distribuição pelo nome "Foxit".




Caso aconteça que o FoxitReader não inicie logo após de você clicar, você precisará instalar algumas dependências que o programa precisa. Então basta abrir o Terminal e digitar alguns comandos bem simples.


sudo apt-get install lsb libgtk2.0-0:i386 lib32stdc++6 -y


Depois da instalação das três dependências tente abrir novamente o Foxit.



.
.. Até a próxima =D