Início Sobre Contato Portfólio

sábado, 16 de agosto de 2014

Instalando o RDP (Remote Desktop Protocol) e Alterando a Porta Padrão




Como administrador de sistemas, raramente tenho a necessidade de me deslocar “fisicamente” a uma máquina para poder interagir/fazer a gestão da mesma. Para tal existem muitos protocolos que permitem aos utilizadores aceder remotamente a outras máquinas a partir da sua. Quando tenho a necessidade de fazer a gestão de uma máquina remota com sistema Linux uso por norma o SSH e em alguns casos o VNC.



Hoje vou ensinar-vos aceder remotamente a uma máquina com Linux, a partir de uma máquina com Windows, recorrendo ao protocolo RDP (Remote Desktop Protocol).

O protocolo Remote Desktop Protocol (RDP) permite aos utilizadores aceder remotamente a outras máquinas. A utilização do protocolo RDP é muito frequente entre máquinas Windows, no entanto hoje vamos ensinar como usar o mesmo protocolo para aceder remotamente ao Ubuntu. Para isso vamos recorrer ao serviço xrdp.


O serviço xrdp digamos que é a versão open source do RDP e permite que máquinas Windows ou Linux possam fazer gestão remota à maquina onde o serviço esteja instalado (Neste exemplo será uma máquina com Ubuntu).

Instalando o RDP 

 

1º Passo abra o Terminal ("Ctrl+Alt+T")
2º Passo faça instalação com o comando:


sudo apt-get install xrdp

3º Caso você queira mudar a porta padrão que é 3389 para outra:


sudo nano /etc/xrdp/xrdp.ini

4º Mude o conteúdo da linha "Port" para qual porta você quer
5º Passo vamos reiniciar o serviço para poder fazer a leitura das alterações

sudo service xrdp restart

Tutorial com base nos sites thebasiclinux pplware xrdp
Início Sobre Contato Portfólio
Copyright © 2013 - 2017 Blog Flávio Dicas