quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Gravador de tela: Kazam screencaster ganha suporte a Webcam e YouTube Live



Se você procura um bom gravador de tela, o Kazam screencaster pode ser o que você precisa. Ainda mais agora que ele recebeu suporte a Webcam e YouTube Live, além de indicador de teclado e de clique do mouse na tela.
Kazam é um gravador de tela e ferramenta de screenshot para Linux, baseada no GStreamer. O programa suporta a gravação de toda a tela (com suporte a multi monitor), uma janela ou uma área, vem com suporte aos formatos de vídeo MP4 (H264), WebM (VP8) e AVI (RAW, Huffyuv e sem perdas JPEG), além de permitir framerate customizáveis, mostrar/ocultar o mouse durante a gravação, gravar o som dos alto-falantes e/ou microfone, atalhos de teclado, atraso configurável antes de capturar e salvar arquivo automaticamente.
A versão 1.5.3 do Kazam inclui alguns novos recursos muito úteis como o suporte para webcams (pode gravar apenas a webcam ou ele pode exibir o webcam em uma janela no alto do screencast), suporte a YouTube Live, indicador de teclado e indicador de clique do mouse na tela e nova contagem regressiva.
Aqui estão os screenshots com algumas dessas mudanças:

Alt + Tab

Suporte a Webcam

Youtube Live

Kazam está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu, mas é uma versão antiga que ele não tem os novos recursos mencionados neste artigo. Para instalar o Kazam screencaster no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve abrir o Terminal e copiar e colar o comando abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:kazam-team/unstable-series
sudo apt-get update
sudo apt-get install kazam python3-cairo python3-xlib

Depois de instalado, basta procurar no Dash com o nome Kazam

Tutorial com base nesse site