terça-feira, 19 de agosto de 2014

Atualização do LibreOffice Quebrando o Sistema (corrigido)


Fala galera, venho através desse tutorial repassar uma resolução de um bug de atualização que quebrou meu sistema de atualização, impedindo ele  de receber qualquer atualização futura.
Procurei em outros fóruns e blog's brasileiros e constatei que boa parte do pessoal estava com esse mesmo erro de atualização/Libreoffice no Ubuntu.

Tudo começou depois de uma atualização do Libreoffice para o Ubuntu 12.04, não sei se afetou também a versão 14.04 que depois de baixar a atualização e tentar rodar a instalação dos pacotes ele não conseguia passar do "libreoffice-base", dizendo que estava dando erro de depedências. Bom no final da lista ele tenta te ajudar com o comando "sudo apt-get -f install" para tentar corrigir, porém não surtiu efeito algum.

O ruim mesmo é que mesmo eu tentando rodar outros comando não consigui desinstalar ele e também não conseguia fazer a atualização do sistema.
 Depois de uns minutos perdendo tempo nisso, o comando que rodou e funcionou foi o "dpkg -r" onde ele vai fazer a desinstalação total do Libreoffice.

Vamos seguir ele então. Lembrando que ele irá desinstalar o libreoffice

sudo dpkg -r libreoffice*

Depois de completar a desinstalação fui tentar rodar o comando para poder fazer atualização e pela minha sorte o erro ainda continuava, porém dizendo que apenas a dependência "libreoffice-base" estava a ser desinstalada, e que no final das contas não desinstalava.

Foi preciso então uma alteração que eu peguei no site do ask. Se alguém quiser dar uma olhada é só clicar aqui porém está em inglês.
O comando consiste nas seguintes partes :

Editar o arquivo do libreoffice de verificação:

sudo gedit /var/lib/dpkg/info/libreoffice-base.postrm

Procurar pela linha /usr/lib/libreoffice/share/basic/script.xlc e abaixo dela colocar como está a linha de código abaixo

fi

    # Automatically added by dh_installmenu

if [ -x "`which update-menus 2>/dev/null`" ]; then update-menus ; fi
# End automatically added section


exit 0

Feito isso você conseguirá remover o que falta do Libreoffice com o comando sudo apt-get autoremove libreoffice-base e logo em seguida atualizar o sistema sudo apt-get update ; sudo apt-get upgrade e instalar novamente o Libreoffice sudo apt-get install libreoffice -y .

É isso ai pessoal, qualquer dúvida deixa nos comentários ou na fan page