quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Atalho para Ejetar DVD/ROM no OSX



Os sistemas operacionais dão aos utilizadores as ferramentas que estes precisam, seja para qual tarefa for. Tudo está disponível e pronto a usar, dando suporte e facilitando algumas tarefas.
Mas há ferramentas que estão escondidas e que apenas podem ser usadas em condições especiais, necessitando de algum conhecimento dos sistemas para poderem ser usadas.

Na dica de hoje vamos explicar como podem ter um botão para ejetar na barra de menus do OSX, de forma nativa e sem qualquer complicação.
Com bastante facilidade os utilizadores conseguem adicionar à barra de menus do OSX funções básicas do sistema operacional, através de opções que podem encontrar nas Preferências do Sistema.

Exemplos disso é o controle do volume, a bateria, a rede wireless e até o nome do utilizador. Mas algo que não conseguimos colocar lá é um simples botão para ejectar os discos ópticos que temos na super-drive. Na verdade esta opção existe e é muito simples de acessá-la.
Depois de colocada na barra de menus do OSX apenas precisam clicar para que os CD’s ou DVD’s que tenham na super-drive sejam ejetados.
Para lançarem então essa opção e passarem a controlar a super-drive diretamente da barra de menus precisam ter acesso a uma pasta específica.

Como ter um botão para ejectar na barra de menus do OSX


Para isso é com o Finder selecionado, devemos procurar a opção Ir na barra de menus e aí dentro encontrar a opção Ir para a Pasta… (penúltima opção).


Na caixa que for mostrada devem colocar o caminho para a pasta Menu Extras. Esse caminho podem encontrá-lo abaixo. Basta que o copiem e colem na janela de destino.

/System/Library/CoreServices/Menu Extras/

Ao colocarem esse caminho e ao avançarem, a janela do Finder que têm aberta será alterada para a pasta Menus Extras. Aí dentro devem procurar pela aplicação Eject.menu e devem aplicar um duplo clique para que seja lançada.


De imediato vão ver na barra de menus um novo ícone, que está associado ao Eject. Ao clicarem nele vão poder ejectar os CD’s ou DVD’s que tenham na vossa máquina.


Notem que esta aplicação apenas consegue ejectar drives ópticas, não tendo a capacidade de ejectar outro tipo de drives, como as USB ou discos externos.
Por outro lado sempre que reiniciarem o vosso Mac esta aplicação também desaparecerá da barra de menus, mas este passo pode ser contornado com a sua colocação no arranque do OSX.
Não é uma solução perfeita, mas evita terem de carregar no botão de eject do Mac, permitindo realizarem essa operação directamente com o rato e dentro do OSX.

Tutorial com base nesse site